Pegando a idéia do último post... Todo mundo faz essa pergunta: Como é o mercado de trabalho na Irlanda? É fácil conseguir trabalho? Consigo trabalhar na área? Todo mundo se preocupa mais com o trabalho do que com o estudo na hora de ir para o intercâmbio.
Então vamos lá...
Não, não é fácil conseguir trabalho! O mercado de trabalho é limitado. Dublin é a maior cidade, mas é menor que muitas cidades brasileiras, tem restaurantes, mercados, pubs e por aí vai, mas não tem tanta opção para tanta gente, imagine as cidades menores. Sim, há muita gente! A Irlanda tem um dos melhores salários da Europa e atraiu muita gente... É... Não tem só brasileiros, mas tem europeus para todo lado, falando em inglês e podendo trabalhar Full Time. Vixi e agora?
Tá, sempre tem alguém que consegue logo, mas na maioria das vezes demora conseguir e muitas vezes é por indicação. Alguns conseguem depois de 5 ou 6 meses, quando já dominam melhor o inglês e outros não conseguem.
Trabalho na área? Na Irlanda o que tem maior demanda é área de saúde e TI. É muito difícil conseguir, mesmo com passaporte europeu, pois há muita concorrência e eles não querem só um professional comum, eles querem ótimos profissionais que fazem a diferença e que não façam só o que se pede, mas sim que inove, seja criativo, tenha idéias. Você irá passar por muito testes, entrevistas, por que eles não querem perder tempo, querem um profissional experiente e pronto. Não tem passaporte europeu? Calma, há chances, se você for um profissional desses, provavelmente conseguirá um visto de trabalho e poderá trabalhar Full Time.
É para desanimar? Não, pois você está indo estudar para aprender inglês, o trabalho deveria ser o segundo plano, se conseguir ótimo, mas faça um planejamento para conseguir ficar lá o tempo de estudo.
Você está indo de mala e cuia? Eu diria para você ir lá ver se é o que quer mesmo, sentir o país, as cidades, ver como funcionam as coisas, se der certo de primeira, ótimo! Se não der, não desanime, tente de novo, estude, evolua mais como pessoa e evolua também o inglês, pois esse quesito é cada vez mais exigido, a Europa não é a mais a mesma, talvez você ouça isso algumas vezes.
Não sou agência, sou uma pessoa comum que quer falar a real, pois o que muito se falam é que o lugar é o paraíso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário