Continuando um pouco o que foi falado no post Intercâmbio na Irlanda, vale a pena? vou abordar um pouco a situação de estudar inglês no país.
Até o ano passado, as escolas de inglês, forneciam os livros de inglês por empréstimo para os alunos utilizarem, copiarem ou estudarem durante as aulas. A partir desse ano, muitas escolas estão abolindo os livros com problemas de direitos autorais, pois eram fornecidas cópias dos livros para os alunos, fazendo com que poucos livros fossem vendidos (não faz sentido comprar, se tem cópia). Atualmente você só poderá utilizar as cópias de partes dos livros, as matérias não seguem mais o livro.
Supondo que está num país que há muitos brasileiros estudando inglês e cada vez vão chegando mais, a maioria das escolas estão abarrotadas de "brazukas" (sorte de quem tem passaporte europeu, que pode escolher outros meios, outras escolas e outros horários alternativos sem o pessoal que precisa de visto para estar lá, que na maioria são os brasileiros). Antes de começar as aulas, provavelmente você praticará português nos intervalos, no final das aulas e durante exercícios, pois é difícil forçar inglês com 90% ou 100% de pessoas da mesma língua numa classe, a não ser que a pessoa esteja num nível mais avançado tipo: B2, C1, que terão mais diversidade de pessoas de outros lugares do mundo. O ideal nesse caso, é frequentar as aulas fora dos horários normais que a maioria das escolas fornecem.
Geralmente, as aulas seguem o mesmo ritmo: matéria, exercício e prática do que foi aprendido, para forçar a falar.
Atualmente, com a dificuldade de conseguir trabalho e cursos cheios de brasileiros, na MINHA OPINIÃO, o ideal seria fazer uma faculdade no país, mas é claro que isso exigiria uma pessoa com melhor nível de inglês, com notas boas no IELTS, TOEFL e afins, poderia trabalhar o Full-Time, mas isso eu vou deixar para outro post para ser melhor explicado.
quarta-feira, 30 de março de 2016
terça-feira, 15 de março de 2016
Área de TI na Irlanda
Na área de TI da Irlanda está faltando muitos profissionais, é só ir lá com uma faculdade feita e conseguir trabalho né? Não...
Há dezenas de vídeos no Youtube, centenas de blog falando que a área de TI na Irlanda está aquecida, que estão faltando profissionais, que há muitas vagas, mostrando casos de meia dúzia de pessoas que conseguiram trabalho e até visto para morar lá. Muitos desses meios dizem que ter um inglês meia boca e um pouco de experiência na área é o suficiente para conseguir um trabalho, pois há muitas vagas, mas na verdade, nessas condições, é questão de sorte e você não vai querer contar com sorte ao mudar de país e procurar emprego.
Falta um pouco mais de informação: a maioria das empresas são dos Estados Unidos e estão lá por incentivo do governo irlandês, para tentar levantar o país após a crise. Como são dos Estados Unidos, é necessário falar inglês (é claro, e os EUA são mais exigentes com isso), ter boa experiência, por que recém graduados e fluentes em inglês tem no próprio país, claro que se você for de uma área mais específica e que falte profissionais, eles deixem passar algumas coisas (nível de inglês mais baixo por exemplo, pois eles não vão ter mais opções).
Não vão faltar vagas em que mais de 50 currículos foram enviados, você vai estar concorrendo com europeus (inclusive os irlandeses), americanos, australianos e etc por essas vagas, pois com a internet, o mundo todo sabe que o mercado está aquecido.
Tem um vídeo bem legal, de uma brasileira, que é recrutadora nos EUA e diz como funciona o mercado, as entrevistas e tudo mais e acredito que seja uma boa olhar, pois são como as empresas daquele país funcionam. Fora as grandes empresas americanas, existem as startups que estão basicamente em Dublin em que também é possível que haja vagas.
Recrutadora brasileira que trabalha nos EUA
Ao se candidatar você provavelmente passará por uma conversa breve (15, ou 20 min) com o recrutador de uma agência ou da própria empresa, que depois disso enviará seu CV para o RH da empresa, que avaliará, você poderá passar por uma entrevista técnica, testes práticos na área, outra entrevista após isso. Você irá ter muitos passos antes de chegar na entrevista pessoal na maioria das vezes.
É para desanimar? Não! Mas vá preparado, pois estão colorindo muito o que na verdade é difícil.
Há dezenas de vídeos no Youtube, centenas de blog falando que a área de TI na Irlanda está aquecida, que estão faltando profissionais, que há muitas vagas, mostrando casos de meia dúzia de pessoas que conseguiram trabalho e até visto para morar lá. Muitos desses meios dizem que ter um inglês meia boca e um pouco de experiência na área é o suficiente para conseguir um trabalho, pois há muitas vagas, mas na verdade, nessas condições, é questão de sorte e você não vai querer contar com sorte ao mudar de país e procurar emprego.
Falta um pouco mais de informação: a maioria das empresas são dos Estados Unidos e estão lá por incentivo do governo irlandês, para tentar levantar o país após a crise. Como são dos Estados Unidos, é necessário falar inglês (é claro, e os EUA são mais exigentes com isso), ter boa experiência, por que recém graduados e fluentes em inglês tem no próprio país, claro que se você for de uma área mais específica e que falte profissionais, eles deixem passar algumas coisas (nível de inglês mais baixo por exemplo, pois eles não vão ter mais opções).
Não vão faltar vagas em que mais de 50 currículos foram enviados, você vai estar concorrendo com europeus (inclusive os irlandeses), americanos, australianos e etc por essas vagas, pois com a internet, o mundo todo sabe que o mercado está aquecido.
Tem um vídeo bem legal, de uma brasileira, que é recrutadora nos EUA e diz como funciona o mercado, as entrevistas e tudo mais e acredito que seja uma boa olhar, pois são como as empresas daquele país funcionam. Fora as grandes empresas americanas, existem as startups que estão basicamente em Dublin em que também é possível que haja vagas.
Recrutadora brasileira que trabalha nos EUA
Ao se candidatar você provavelmente passará por uma conversa breve (15, ou 20 min) com o recrutador de uma agência ou da própria empresa, que depois disso enviará seu CV para o RH da empresa, que avaliará, você poderá passar por uma entrevista técnica, testes práticos na área, outra entrevista após isso. Você irá ter muitos passos antes de chegar na entrevista pessoal na maioria das vezes.
É para desanimar? Não! Mas vá preparado, pois estão colorindo muito o que na verdade é difícil.
sábado, 12 de março de 2016
É fácil conseguir trabalho na Irlanda?
Pegando a idéia do último post... Todo mundo faz essa pergunta: Como é o mercado de trabalho na Irlanda? É fácil conseguir trabalho? Consigo trabalhar na área? Todo mundo se preocupa mais com o trabalho do que com o estudo na hora de ir para o intercâmbio.
Então vamos lá...
Não, não é fácil conseguir trabalho! O mercado de trabalho é limitado. Dublin é a maior cidade, mas é menor que muitas cidades brasileiras, tem restaurantes, mercados, pubs e por aí vai, mas não tem tanta opção para tanta gente, imagine as cidades menores. Sim, há muita gente! A Irlanda tem um dos melhores salários da Europa e atraiu muita gente... É... Não tem só brasileiros, mas tem europeus para todo lado, falando em inglês e podendo trabalhar Full Time. Vixi e agora?
Tá, sempre tem alguém que consegue logo, mas na maioria das vezes demora conseguir e muitas vezes é por indicação. Alguns conseguem depois de 5 ou 6 meses, quando já dominam melhor o inglês e outros não conseguem.
Trabalho na área? Na Irlanda o que tem maior demanda é área de saúde e TI. É muito difícil conseguir, mesmo com passaporte europeu, pois há muita concorrência e eles não querem só um professional comum, eles querem ótimos profissionais que fazem a diferença e que não façam só o que se pede, mas sim que inove, seja criativo, tenha idéias. Você irá passar por muito testes, entrevistas, por que eles não querem perder tempo, querem um profissional experiente e pronto. Não tem passaporte europeu? Calma, há chances, se você for um profissional desses, provavelmente conseguirá um visto de trabalho e poderá trabalhar Full Time.
É para desanimar? Não, pois você está indo estudar para aprender inglês, o trabalho deveria ser o segundo plano, se conseguir ótimo, mas faça um planejamento para conseguir ficar lá o tempo de estudo.
Você está indo de mala e cuia? Eu diria para você ir lá ver se é o que quer mesmo, sentir o país, as cidades, ver como funcionam as coisas, se der certo de primeira, ótimo! Se não der, não desanime, tente de novo, estude, evolua mais como pessoa e evolua também o inglês, pois esse quesito é cada vez mais exigido, a Europa não é a mais a mesma, talvez você ouça isso algumas vezes.
Não sou agência, sou uma pessoa comum que quer falar a real, pois o que muito se falam é que o lugar é o paraíso.
Então vamos lá...
Não, não é fácil conseguir trabalho! O mercado de trabalho é limitado. Dublin é a maior cidade, mas é menor que muitas cidades brasileiras, tem restaurantes, mercados, pubs e por aí vai, mas não tem tanta opção para tanta gente, imagine as cidades menores. Sim, há muita gente! A Irlanda tem um dos melhores salários da Europa e atraiu muita gente... É... Não tem só brasileiros, mas tem europeus para todo lado, falando em inglês e podendo trabalhar Full Time. Vixi e agora?
Tá, sempre tem alguém que consegue logo, mas na maioria das vezes demora conseguir e muitas vezes é por indicação. Alguns conseguem depois de 5 ou 6 meses, quando já dominam melhor o inglês e outros não conseguem.
Trabalho na área? Na Irlanda o que tem maior demanda é área de saúde e TI. É muito difícil conseguir, mesmo com passaporte europeu, pois há muita concorrência e eles não querem só um professional comum, eles querem ótimos profissionais que fazem a diferença e que não façam só o que se pede, mas sim que inove, seja criativo, tenha idéias. Você irá passar por muito testes, entrevistas, por que eles não querem perder tempo, querem um profissional experiente e pronto. Não tem passaporte europeu? Calma, há chances, se você for um profissional desses, provavelmente conseguirá um visto de trabalho e poderá trabalhar Full Time.
É para desanimar? Não, pois você está indo estudar para aprender inglês, o trabalho deveria ser o segundo plano, se conseguir ótimo, mas faça um planejamento para conseguir ficar lá o tempo de estudo.
Você está indo de mala e cuia? Eu diria para você ir lá ver se é o que quer mesmo, sentir o país, as cidades, ver como funcionam as coisas, se der certo de primeira, ótimo! Se não der, não desanime, tente de novo, estude, evolua mais como pessoa e evolua também o inglês, pois esse quesito é cada vez mais exigido, a Europa não é a mais a mesma, talvez você ouça isso algumas vezes.
Não sou agência, sou uma pessoa comum que quer falar a real, pois o que muito se falam é que o lugar é o paraíso.
sábado, 5 de março de 2016
Intercâmbio na Irlanda vale a pena?
Vou começar lembrando o pessoal que meus posts é referente a minha opinião e de acordo com vivências e histórias que conheço.
Virou moda estudar na Irlanda, praticamente não se fala em Inglaterra e EUA na questão de fazer cursos de inglês... Então... vale a pena? Depende...
O objetivo do intercâmbio é estudar inglês/faculdade? Sim? Então vamos deixar de lado a questão, emprego (todo mundo pergunta sobre emprego, mas isso vou falar em outro post).
Hoje em dia, o visto para estudante de inglês é de 8 meses, sendo 6 deles estudando. Dependendo da cidade, você vai conviver com muitos brasileiros, como em Dublin e em Cork que está começando a ficar mais cheia, pois praticamente virou a segunda opção a "cheia" Dublin, por ser a segunda maior cidade do país. Em Dublin, há brasileiros em acomodação, brasileiros alugando quartos, brasileiros no centro (Cork está a caminho dessa situação)... Você teria que sair desse "miolo" para conseguir praticar o inglês que se aprende, o que não é tão ruim, pois você vai conhecer outros lados da capital irlandesa, outras cidades próximas além do centro que todo mundo quer andar e morar e de quebra, vai gastar menos com aluguel.
Se você quer um lugar para aprender inglês onde os cursos não são tão caros e com o custo de vida menor que Inglaterra (leia-se Londres, pois outras cidades tem custo menores), vale a pena, pois você vai ter contato com a língua e com pessoas de outros países, não só irlandeses. Levando em consideração que a idéia é estudar, talvez seja melhor escolher cidades menores: Cork, Galway, Limerick ou até Waterford, que terão maior diversidade de pessoas.
Virou moda estudar na Irlanda, praticamente não se fala em Inglaterra e EUA na questão de fazer cursos de inglês... Então... vale a pena? Depende...
O objetivo do intercâmbio é estudar inglês/faculdade? Sim? Então vamos deixar de lado a questão, emprego (todo mundo pergunta sobre emprego, mas isso vou falar em outro post).
Hoje em dia, o visto para estudante de inglês é de 8 meses, sendo 6 deles estudando. Dependendo da cidade, você vai conviver com muitos brasileiros, como em Dublin e em Cork que está começando a ficar mais cheia, pois praticamente virou a segunda opção a "cheia" Dublin, por ser a segunda maior cidade do país. Em Dublin, há brasileiros em acomodação, brasileiros alugando quartos, brasileiros no centro (Cork está a caminho dessa situação)... Você teria que sair desse "miolo" para conseguir praticar o inglês que se aprende, o que não é tão ruim, pois você vai conhecer outros lados da capital irlandesa, outras cidades próximas além do centro que todo mundo quer andar e morar e de quebra, vai gastar menos com aluguel.
Se você quer um lugar para aprender inglês onde os cursos não são tão caros e com o custo de vida menor que Inglaterra (leia-se Londres, pois outras cidades tem custo menores), vale a pena, pois você vai ter contato com a língua e com pessoas de outros países, não só irlandeses. Levando em consideração que a idéia é estudar, talvez seja melhor escolher cidades menores: Cork, Galway, Limerick ou até Waterford, que terão maior diversidade de pessoas.
terça-feira, 1 de março de 2016
Passagens aéreas
Após escolher o destino, é necessário verificar as passagens aéreas (a não ser que você vá de cruzeiro e irá ficar de 10 a 20 dias num navio). Já acessei vários sites, porém na minha opinião, poucos realmente valem a pena, a maioria vai para sites de agências ou sites do exterior que envolvem o pagamento de IOF por ser de fora do país. Minha dica é ficar de olho no Google Flights e no Skyscanner e com isso, saber o melhor preço e em seguida ir no site da companhia aérea, pois é mais garantido.
Quando comprar?
Dificilmente você vai achar promoções muito tempo antes. Geralmente 2 meses a 1 mês antes já é o suficiente, a não ser que antes apareça algum milagre que vale a pena.
Para quando?
Se quiser economizar, evite os meses de Julho, Agosto, Dezembro e Janeiro, que são meses de alta temporada no Brasil e também fora.
Para quem for estudar, existem as passagens de estudante. Quem for estudar mais de 2 semanas poderá comprar esse tipo de passagem com agência e dependendo do destino, é possível comprar direto com o atendimento telefônico da AirFrance/KLM. Muitas vezes não há desconto, mas você tem o benefício de alterar a passagem quando quiser (no caso da KLM) e se escolher um dia que pessoas geralmente não usam para viajar (domingo, terça, quinta), não pagará pela mudança.
Quando comprar?
Dificilmente você vai achar promoções muito tempo antes. Geralmente 2 meses a 1 mês antes já é o suficiente, a não ser que antes apareça algum milagre que vale a pena.
Para quando?
Se quiser economizar, evite os meses de Julho, Agosto, Dezembro e Janeiro, que são meses de alta temporada no Brasil e também fora.
Para quem for estudar, existem as passagens de estudante. Quem for estudar mais de 2 semanas poderá comprar esse tipo de passagem com agência e dependendo do destino, é possível comprar direto com o atendimento telefônico da AirFrance/KLM. Muitas vezes não há desconto, mas você tem o benefício de alterar a passagem quando quiser (no caso da KLM) e se escolher um dia que pessoas geralmente não usam para viajar (domingo, terça, quinta), não pagará pela mudança.
Assinar:
Postagens (Atom)

